segunda-feira, 14 de maio de 2007

"Cem anos de Solidão" ganha edição comemorativa



Por Luciana Mendes


2007 promete. Para comemorar 40 anos do clássico "Cem anos de Solidão"- que já vendeu 50 milhões de cópias em mais de 30 idiomas, a editora Alfaguara lançou, em março deste ano, uma edição especialíssima do livro. Com 606 páginas, o "novo" livro ganhou um quadro genealógico da família Buendía e um glossário de 55 páginas que esclarece o significado de inúmeros termos utilizados pelo escritor. Além disso, o próprio Garcia Márquez fez pequenas mudanças gramaticais e estilísticas no texto. A edição conta, ainda, com crônicas e artigos sobre ele, escritos por vários amigos.

Com tantas novidades e em se tratando de Gárcia Márquez, a edição comemorativa só poderia ser mesmo um fenômeno de vendas: a editora havia planejado colocar 500 mil exemplares nas ruas, acabou imprimindo 650 mil e, no dia 29 de março, apenas 24 horas após o lançamento da edição, já se preparava para subir para um milhão de cópias. Para muitos, uma das principais - e mais agradáveis - novidades foi o preço do volume: 10,5 dólares cada, cerca de vinte reais.

Os brasileiros, entretanto, ainda terão que esperar mais um pouco para garantir a novidade. Tanto a Alfaguara quanto a Sudamericana, outra editora que também lançou a edição comemorativa, estão com as remessas previstas para o Brasil atrasadas. Os volumes deveriam ter chegado em maio, e as principais livrarias da cidade ainda não sabem informar sobre o assunto. Só nos resta, então, acompanhar e aguardar.




Um comentário:

Anandini disse...

estou a mais ansiosa para comprá-la ...