sábado, 28 de abril de 2007

Rumos de Gabo

Por Karina Maia

Gabriel Garcia Marquez sofreu grande influência das histórias sobre a guerra dos mil dias que seu avô materno, veterano da mesma, o contava, bons exemplos são os personagens de Cem anos de Solidão e várias citações sobre a guerra em Amor nos Tempos do Cólera.

Gabo tinha apenas 8 anos quando seu avô morreu, então devido a uma crise da plantação de bananeira a família deixou Arataca. Gabriel estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá. Sua adolescencia foi marcada por diverssas leituras, em especial A metarmofose de Franz Kafka. Também estudou direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia em 1947, mas abandonou os cursos antes de seu término. Um ano depois começa seu trabalho como jornalista em Catargena da Indias na Colômbia.

Vai para New York para trabalhar como correspondente internacional, porém acaba perseguido pela CIA devido suas críticas aos exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro, com isso acaba se mudando para o méxico.

Relato de um Naufrágio foi seu primeiro trabalho, contém obras de ficção e não ficção, como Crônicas de uma morte anunciada e Amor nos tempos do cólera. Cem anos de solidão é o mais famoso de seus livros e foi com ele que Gabo ganhou o Nobel de Literatura em 1982. Em 2002, logo após ter sido diagnosticado um câncer linfático, publicou sua autobiografia Viver para contar.
________________________________________________
Prêmios e condecorações

Premio de Novela ESSO por "má hora:o veneno da madrugada" (1961)

Doutor honoris causa da Universidade de Columbia em Nova Iorque (1971)

Medalha da legião francesa em Paris (1981)

Condecoração Águila Azteca no México (1982)

Prêmio Nobel de Literatura (1982)

Prêmio quarenta anos do Circulo de jornalistas de Bogotá (1985)

Membro honorário do Instituto Caro y Cuervo em Bogotá (1993)

Doutor honoris causa da Universidade de Cádiz (1994)

2 comentários:

PC Guimarães disse...

Que bela imagem! Vcs viram a Folha de hoje? Falem comigo depois sobre isso. Guardei comigo, pensando em vcs.

PC Guimarães disse...

E dei uma geral. Tô gostando de ver. O blog está ficando arrumadinho e organizado. Dá vontade de navegar. Ouvi o depoimento do Gabo. Fiquei emocionado. Vcs têm tudo para fazer um belíssimo trabalho. Vou torcer e tentar ajudar.