segunda-feira, 11 de junho de 2007

Casa de Gabo vira Museu

por Marcela Wolter

Seguindo a mesma lógica das casas dos grandes escritores consagrados como a casa de William Shakespeare na Inglaterra e a de Pablo Neruda no Chile, a casa de Gabriel Garcia Marquez na Colômbia estará pronta em 2008.O prazo para inauguração é nos 81 anos de vida do autor que pretendem comemorar com a abertura da casa.

A casa de Garcia Marquez, atualmente em ruínas, começou a ser reconstruída na semana de seu aniversário de 80 anos, num ano tão consagrado de tantas datas comemorativas para o ficcionista. A idéia é manter a mesma aparência que tinha em 1927, com todos os comôdos iguais. O quarto de gabo, de seus avós, de sua tia Sara Emília e dos índios que faziam os serviços domésticos.

Uma casa museu para imortalizar o local que inspirou o grande escritor para escrever diversas de suas obras e que originou o mundo mítico de Macondo. Local que morou desde que nasceu em 6 de março de 1927 até seus 9 anos, quando saiu de lá. Para a restauração se estudaram os títulos jurídicos, se fizeram investigações técnicas sobre a construção e entrevistas com os proprietários entre 1957 a 1985. Serão incluídos detalhes que estão nos seus livros, como a fachada branca e o jardim de begonhas, e sua família doará objetos que compunham a casa.

Para fãs do escritor, é mais uma forma de conhecer mais a fundo o gênio e para a cidade, é mais uma forma de atrair turistas. Todos saem ganhando.

Nenhum comentário: